A Umbanda tem história registrada. Podemos dizer sem medo de errar. Até pouco tempo atrás eu era o historiador solitário desta religião que abarca milhões de brasileiros. Felizmente outros companheiros tem se dedicado à pesquisa histórica e contribuindo para o resgate da memória da nossa religião. Em 1986, depois de algumas visitas à Tenda Nossa Senhora da Piedade e à Cabana de Pai Antonio, além de hospedar por três dias Dona Zélia de Moraes em minha residência, publiquei a obra Iniciação à Umbanda, pela Ícone Editora, onde iniciei o resgate da história da Umbanda. Mas, e antes disso? Duas pessoas pavimentaram o caminho para que hoje tenhamos uma história: Leal de Souza e Lilia Ribeiro que são lembrados em nossas obras. A pesquisa é algo constante em nossa vida e, em 1991, lancei a obra Umbanda e sua história, também pela Ícone Editora. Ao longo de 17 anos coletei muitos documentos e pude ampliar este livro que foi publicado, em 2008, pela Ícone Editora, com o título Umbanda Brasileira: um século de história. Outras obras se seguiram: Antonio Eliezer Leal de Souza: o primeiro escritor da Umbanda; A construção histórica da literatura umbandista, ambas publicadas pela Editora do Conhecimentoe Memórias da Umbanda do Brasil(em parceria com Ronaldo Linares), pela Ícone Editora. Em breve a Editora do Conhecimento publicará o meu livro mais recente: História da Umbanda do Brasil, obra com mais de 500 páginas, com farta documentação e imagens. Mas quem são os outros pesquisadores que também estão na labuta?
1. Pai Juruá tem as pesquisas mais recentes em edição e serão publicadas no site: www.umbanda.com.br 2. Alexande Cumino publicou pela Madras Editora a obra História da Umbanda: uma religião brasileira. 3. Coronel Carlos Soares Vieira tem se dedicado à pesquisa histórica sobre as sete tendas mestras derivadas da Tenda Nossa Senhora da Piedade. A sua pesquisa será publicada no meu livro História da Umbanda do Brasil.
Pretendemos neste espaço do blog continuar divulgando todas as pesquisas sobre a nossa história. A seguir compartilhamos a imagem do Capitão Pessoa, fundador e dirigente espiritual da Tenda Espirita São Jerônimo, do acervo do Coronel Carlos Soares Vieira. Esta imagem também estará no livro História da Umbanda do Brasil.
Pós-Doutor em Educação pelo GEPI-PUCSP. Doutor em Educação pela PUC-SP. Mestre em Ciências pela City University Los Angeles. Mestre em Educação pela UNICID. Bacharel e Licenciado em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Pedagogo pela UNINOVE. Professor de Epistemologia da Ciência e História da Ciência do IFSP. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUC-SP. Sacerdote de Umbanda. Membro do Centro Cultural Africano. Membro da Escola Superior de Guerra.
Autor dos livros: Química Básica Teórica; Química Básica Experimental; Os Caminhos da Ciência e os Caminhos da Educação; O Ponto de Mutação no Ensino das Ciências; Temas Especiais de Educação e Ciências; A História da História da Ciência; Leituras Especiais sobre Ciências e Educação; O meio ambiente e a sociedade contemporânea; História da Umbanda no Brasil (5 volumes); Retratos e Registros Históricos da Umbanda; Feitiços, Macumbinhas e Mirongas; Iniciação á Umbanda; Os Orixás na Umbanda e no Candomblé; Antônio Eliezer Leal de Souza: o primeiro escritor da Umbanda; Manual de Umbanda para iniciantes; A construção histórica da literatura umbandista.