Powered By Blogger

sábado, 24 de agosto de 2019

NOVOS TEMPOS DA TENDA ESPÍRITA MIRIM

Tuxaua Senhora Janaína Figueiredo


A Tenda Espírita Mirim, organização quase centenária, foi fundada em 1924 pelo CCT Benjamin Gonçalves Figueiredo, médium do Caboclo Mirim e do Preto Velho Pai Roberto. Após seu desencarne, o comando da organização foi assumido pelo Tuxaua de Umbanda Senhor Mirim Paulini Figueiredo, médium do Caboclo Curumataí e Tia Maria Redonda. Atualmente, é dirigida pela Senhora Tuxaua de Umbanda Janaina Figueiredo, aparelho da Cabocla Janaina e da Vovó Maria da Guiné.
A Senhora Janaína Figueiredo começou sua caminhada espiritual como médium iniciante na 7ª Filial da Tenda Espírita Mirim em 8 de dezembro de 1994, na época comandada pelo Senhor CCT AC Geraldo Leite, médium do Caboclo Pedra Azul e do Preto Velho Pai Joaquim, permanecendo nessa filial até sua consagração como Comandante Chefe de Terreiro em 2004, em cerimônia realizada na matriz da organização pelo Senhor Mirim Paulini Figueiredo. Em 2005, a Senhora Janaina e o Senhor Mirim Paulini Figueiredo casaram-se e, em 27 de junho de 2009, foi inaugurada a 6ª filial da Tenda Espirita Mirim, na Rua Boiacá, nº 95, Vila Valqueire, Rio de Janeiro – RJ, cujo comando foi exercido pela Senhora Janaína durante sete anos.
Posteriormente, já consagrada como sucessora do Tuxaua da Tenda Espírita Mirim, a Senhora Janaína assumiu o comando da Matriz com as bençãos do Senhor Mirim Paulini Figueiredo. Após o desenlace do Senhor Mirim Paulini Figueiredo, em 9 de agosto de 2015, conforme fora determinado por ele e com o apoio de toda a Alta Cúpula Espiritual, o Comando Geral da Organização foi assumido pela Senhora Janaína. Desde então, com coragem, determinação e fé inabaláveis, a Senhora Janaína tem estado à frente da TEM aprimorando o maravilhoso legado recebido das mãos do Sr Mirim.
Desde que assumiu o comando da organização, a Senhora Janaína tem implementado políticas de união, inclusão, respeito à diversidade e modernização, inspirando-se em ferramentas de vanguarda, desenvolvendo serviços sociais junto à comunidade local, fortalecendo a irmandade com as demais casas umbandistas que visitam a TEM, consolidando e ampliando a organização no Brasil e no mundo. Sob seu comando, a TEM, além da Matriz, possui 10 filiais no Brasil e 4 filiais no exterior.
Visando o melhor atendimento aos seguidores da TEM, a nova presidência tem realizado diversas obras no prédio sede (fotos a seguir) e investido em otimização das instalações internas e externas, na fachada, na iluminação, bem como na construção de rampa de acessibilidade e na reforma do hall de entrada, dentre outras melhorias físicas e administrativas. Ainda em reformas, a Matriz da TEM está visivelmente renovada, melhorada e mais acolhedora com o objetivo de receber todos os irmãos que vêm em paz e em busca de amparo.
Por ser uma organização beneficente, sem fins lucrativos, que visa o auxílio material e espiritual de todos os irmãos necessitados que a procuram, a missão da TEM é espalhar ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá, não apenas nos conceitos religiosos, mas também na prática da caridade. Sendo assim, a Senhora Janaína tem coordenado a realização de diversas obras sociais, como distribuição de sopas, bebidas, cobertores e cestas básicas às comunidades carentes, além de café da manhã para os idosos. Visando ampliar e aprimorar as obras sociais da organização, a atual gestão pretende, em curto prazo, a partir de 2020, implementar projetos gratuitos de assistência nas áreas jurídica, psicológica e médica, bem como projetos na área educacional por meio de aulas de noções básicas de língua inglesa. No momento, esses projetos encontram-se em fase final de detalhamento logístico junto aos parceiros e colaboradores.
Diante do passado glorioso dessa organização, a atual presidência compreende que essa obra deve ser consolidada na sociedade atual de forma global, inclusiva e participativa visando o bem comum, ultrapassando as paredes do templo, recebendo com carinho todos os irmãos das casas visitantes, acolhendo todos os assistentes com amor, mantendo uma política interna de respeito e irmandade entre os médiuns e praticando a caridade por meio das obras sociais supracitadas.
A semente plantada por Caboclo Mirim germinou, criou raízes sólidas, floresceu, gerou muitos frutos no Brasil e no exterior, e todos os irmãos que fazem parte da Escola de Caboclo Mirim têm o respeito e a gratidão dessa casa.
Agradecemos a todos os Comandantes que auxiliam na direção das filiais e também a todos os Comandantes de casas descendentes, que espalharam a Escola da vida mundo afora.

Somos Todos Mirim!
Saravá Fraterno!
Tuxaua Janaína Figueiredo

Colaboração especial de Thales Fonseca CCT AC e Khrys Motta CCT.

IMAGENS: Acervo da Tenda Espírita Mirim

Senhora Janaína incorporada com a Cabocla Janaína
Senhora Janaína incorporada com a Vovó Maria da Guiné
Rampa de acesso da Tenda Espírita Mirim
Visão noturna da nova fachada da Tenda Espírita Mirim
Hall da Tenda Espírita Mirim
Congá da Tenda Espírita Mirim













Nenhum comentário: