Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Umbanda Brasileira: um século de História


Obra publicada em novembro de 2008 pela Icone Editora.
A Umbanda do Brasil completa um século de existência. Que mistério há por traz desta religião cujos ritos alguns consideram confusos e destituídos de bom senso? Por que tantos a atacam? Para entendê-la é preciso conhecer seus aspectos fenomênicos, magísticos, mediúnicos, ritualísticos, doutrinários e filosóficos, nas suas causas. É preciso também que se tenha um vivencial do dia-a-dia de seus terreiros e templos. Quem quiser, apenas de longe, saber o que a “Senhora das Mil Faces” representa para o povo brasileiro, basta ver o que acontece nas praias na passagem do ano. Lá se encontram ricos, pobres, brancos, negros, mestiços, todos juntos, acendendo suas velas, e ofertando flores a Yemanjá, pedindo que o ano lhes seja propício. Esta manifestação colossal é peculiar, é própria da fé ou da mística umbandista. Muitos se aproximam da Umbanda pois pressentem sua força, sua magia, seu poder de transformação.
Nesta obra, o autor resgata a memória da centenária religião brasileira fundamentado na pesquisa de documentos originais, nos estudos de autores consagrados (médiuns, pais espirituais, antropólogos etc), além da sua vasta vivência nos terreiros de Umbanda, Cultos de Nação etc.
Trata-se de uma obra direcionada tanto para os leitores iniciantes quanto para os freqüentadores dos templos, médiuns e sacerdotes umbandistas.

Nenhum comentário: