Powered By Blogger

domingo, 18 de abril de 2010

UMBANDA NA MÍDIA - PARTE 1




Diamantino Fernandes Trindade




Ao longo do tempo, a Umbanda aparece na mídia impressa sob diversas óticas: divulgação, esclarecimento, proselitismo, critica, ataques etc. Nesta série de artigos pretendo mostrar, como registro histórico, algumas dessas abordagens permeadas por imagens.
Importantes revistas brasileiras como Realidade, Manchete, Visão, Revista de História da Biblioteca Nacional, Isto É, Veja, Cult, Época, Galileu, Planeta e outras. O número 557 da Revista Manchete, de 22 de dezembro de 1962, registrava o casamento de Almino José de Almeida e Walpi de Oliveira um casamento realizado por Benjamim Figueiredo na Tenda Mirim. Na imagem podemos ver a noiva colocando a aliança no dedo do noivo e Vovó Cambinda segurando-lhe a mão e transmitindo fluidos benéficos.
Em outubro de 1989, a tirinha de Fernando Gonsales mostrava, um despacho urbano na encruzilhada, no Jornal Folha de São Paulo. Faremos, nos próximos números, um resgate histórico da Umbanda nos periódicos brasileiros, mostrando a importância da nossa religião para o povo brasileiro.

Nenhum comentário: